sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fatores novos nas manifestações desses tempos


Antes que alguém me acuse de isso ou aquilo, quero deixar claro que eu apoio, acho justo e PARTICIPO dos protestos que estão acontecendo no país. Demorou muito pra sair mais o povo agora andou tomando as ruas e os governos andam como baratas tontas tentando entender o que acontece...
E não é só o governo do país, em suas mais variadas instâncias políticas, os intelectuais também. Como faço parte da classe, quero aqui dar o meu pitaco.
Somos um país que sempre considerou a rua como algo de ninguém. O lixo jogado nelas, as calçadas mal e porcamente conservadas, o transporte público deixado de lado porque são os pobres que usam..  Tudo isso só mostra que a rua sempre foi considerada um espaço de ninguém, onde reina o caos. Onde o governo não se importa e o povo não considera sua.
Quando eu era pequeno as pessoas diziam "ou vc dá educação pra seu filho, ou ele vai APRENDER NA RUA..." Isso era considerado bastante ruim, porque a rua era lugar de ninguém, sem lei e sem ordem.
Agora as coisas parecem estar se modificando. Além de sair pras ruas, o povo está descobrindo (com a ajuda da propaganda da FIAT) que a "rua é a maior arquibancada do Brasil", ou seja: que a rua reflete a organização social que temos no país. Palco de festa, de manifestação e de organização política, onde a vida deve acontecer.
Ainda não temos uma rua segura (nem de ladrões, nem de policiais truculentos e nem de vândalos), mas estamos redescobrindo que a política se exerce nela. Que ela não é o lugar do caos, mas que ela é o lugar da reinvenção de u país melhor, mais democrático e mais seguro. Por essas e outras coisas, acredito que a rua vai começar a ser melhor tratada no Brasil. Que - aos poucos - não vamos deixá-las com tanto lixo e sem cuidados. Porque, nelas, se jogou uma partida decisiva da redemocratização efetiva do país.
Agora, ficou CULT sair pras ruas. Creio que nem todo mundo é politizado assim que se importa, alguns estão no meio porque fica legal estar participando.
Se todos os estudantes do Brasil - que postam diariamente no FACEBOOK pra valorizar a educação - ajudassem a valorizar os professores e cobrassem dos políticos mais e melhores aulas, as coisas não mudariam? Mas eles mesmos muitas vezes são os primeiros a reclamar de ir pra escola, de ter aulas, provas e professores. Pra muitos, professor legal é aquele que faz dancinha na aula e não o que ensina.Perigo de transformar as aulas em show de talentos.
Mas mesmo assim, está valendo sair nas ruas e cobrar, mesmo que a rua seja também um espaço para fazer  passeio JUNTO com as cobranças políticas. Porque, mesmo assim será dessa forma que vamos começar a mudar o país.

Nenhum comentário: