segunda-feira, 20 de julho de 2015

Tatuagem religiosa

Quando fui dar um curso para catequistas num diocese da grande São Paulo, como é de costume, saiu a discussão sobre tatuagens dos adolescentes crismandos. E descarregaram toda a carga de preconceito revestida de citações bíblicas que todos conhecemos. Até que uma catequista, já cm mais de 65 anos, me trouxe ao conhecimento um texto de Jesus tatuado. Como assim????!! Foi o que perguntei. E ela me mostrou Ap. 19, 16:

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Apocalipse 19:11-16


Coloquei aqui o texto do versículo 11 ao 16, para melhor compreensão do contexto da perícope bíblica. É claro que estamos falando do Cordeiro Imolado, o Cristo Pascal. Mas é dele que dizemos que tem escrito em sua coxa... Ora, uma tatuagem, E - como todos os cristãos sabem - o Novo Testamento vale mais do que o Antigo Testamento. Então, fazer tatuagem está liberado, desde que tenha uma vontade de louvar ao Altíssimo. Assim, não me parece que TODA TATUAGEM MANDA AS PESSOAS PARA O INFERNO.
Xupa essa fundamentalistas... hehehehehe
Depois disso, resolvi escrever uma comunicação no Congresso da SOTER, que deu muia inspiração e discussão. Então, partilho com vocês a apresentação. Outro dia, publico o texto integral. Bom dia e boa reflexão pra quem me lê. Abraços.


Ensaio sobre a tatuagem Religiosa - SOTER 2015

Nenhum comentário: