sábado, 22 de junho de 2013


CANTAR O HINO NACIONAL E NÃO RESPEITAR PRÉDIOS PÚBLICOS



Sei que tem muita gente focalizando na baderna e no saque de coisas do comércio. Tem muita especulação e muita manipulação nessas (des)informações de guerra. Claro que isso é bom pra muita gente, incluindo os militares e os golpistas de plantão.
Mas precisamos ter a cabeça no lugar e pensar e agir corretamente.
Hoje apenas quero dizer que uma coisa me está afetando: as mesmas pessoas que cantam o hino nacional, depois podem quebrar e pixar prédios públicos. Claro que não é todo mundo, incluindo uma pequena minoria de gente bagunceira ou interessada. Marginais ou gente infiltrada.
Mas o próprio fato de isso existir, me fez pensar numa coisa. Se você conhecer um pouco de psicologia, você vai saber que o adolescente (alguém ainda imaturo que se comporta como tal) não faz a distinção entre o símbolo e o que ele representa. Parece-me que o povo ou a multidão está sabendo distinguir entre o hino (empressão de sentimento nacional) e o governo (expressão administrativa de um país). Saber separar símbolo de realidade é uma das características de evolução psicológica de uma pessoa. Sinal de que ela está amadurecendo e ficando adulta.
A mensagem das ruas é clara: amo o Brasil, mas não amo como as coisas estão organizadas politicamente. Dizendo isso, não quero justificar atos de vandalismo, apenas mostrar que também coletivamente, o nosso povo está ficando mais maduro. A realidade brasileira está amadurecendo a população e que está ficando mais politizada e participativa.
Agora, vale lembrar que também é sinal de maturadade humana saber que as coisas não acontecem na realidade como na fantasia: não basta marchar e gritar palavras de ordem (ou mesmo cantar o hino nacional). Isso não é um feitiço que se coloca e a realidade muda. Nem é um patrono para se afastar os dementadores: só a Ermione pode nos afastar de tantos perigos. E a atitude dela (que quase sempre salvava os dois amigos) era de luta, estudo e trabalho árduo. Essa é a chave política pra ir resolvendo os problemas do Brasil. Manifestações apartidárias não resultam em nada. Se não há os partidos, tem que haver outra mediação pra fazer as coisas acontecer. Todos estamos fartos de discursos, mas a própria manifestação é cheia deles. É o discurso que expressa o que temos dentro, como ideias e como ideais. Pra que ele não fique vazio, temos que achar canais novos que nos ajudem a cobrar e a tirar do poder gente corrupta que já está lá faz tempo.
NÃO DEVEMOS REELEGER MAIS OS QUE ESTÃO NA POLÍTICA! Vamos votar em outros caras e limpar o Congresso e o Senado. Depois, precisamos pressionar para QUE TODO ANO, em 15 de novembro, tenhamos OBRIGATORIAMENTE UM PLEBISCITO pra saber qual a vontade do povo, a fim de que os governantes possam trabalhar com um canal efetivo de escuta das aspirações populares.
Se você gostou do texto, por favor, divulgue e compartilhe a idéia.

#vaiprarua #verásqueumfilhoteunaofogealuta #mudabrasil #plebiscitojá

Nenhum comentário: