CIDADE DO VATICANO,
domingo, 28 de outubro de 2012 (ZENIT.org)
- Publicamos a seguir a homilia do Papa Bento XVI na Missa celebrada na
basílica vaticana por ocasião da conclusão da XIII Assembleia Geral Ordinária
do Sínodo dos Bispos com o tema "A nova evangelização para a transmissão
da fé cristã".
***
Venerados Irmãos,
Ilustres Senhores e Senhoras,
Amados irmãos e irmãs!
Ilustres Senhores e Senhoras,
Amados irmãos e irmãs!
O milagre da cura do cego Bartimeu ocupa uma
posição significativa na estrutura do Evangelho de Marcos. De facto, está
colocado no fim da secção designada «viagem para Jerusalém», isto é, a última
peregrinação de Jesus para a Cidade Santa, para a Páscoa em que, como Ele sabe,
O aguardam a paixão, a morte e a ressurreição. Para subir a Jerusalém a partir
do vale do Jordão, Jesus passa por Jericó, e o encontro com Bartimeu tem lugar
à saída da cidade, «quando – observa o evangelista – [Jesus] ia a sair de
Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão» (10, 46), a mesma multidão
que, dali a pouco, aclamará Jesus como Messias na sua entrada em Jerusalém.
Precisamente na estrada estava sentado a mendigar Bartimeu, cujo nome significa
«filho de Timeu», como diz o próprio evangelista. Todo o Evangelho de Marcos é
um itinerário de fé, que se desenvolve gradualmente na escola de Jesus. Os
discípulos são os primeiros actores deste percurso de descoberta, mas há ainda
outros personagens que desempenham papel importante, e Bartimeu é um deles. A
sua cura prodigiosa é a última que Jesus realiza antes da sua paixão, e não é
por acaso que se trata da cura dum cego, isto é, duma pessoa cujos olhos
perderam a luz. A partir de outros textos, sabemos também que a condição de
cegueira tem um significado denso nos Evangelhos. Representa o homem que tem
necessidade da luz de Deus – a luz da fé – para conhecer verdadeiramente a
realidade e caminhar pela estrada da vida. Condição essencial é reconhecer-se
cego, necessitado desta luz; caso contrário, permanece-se cego para sempre (cf.
Jo 9, 39-41).
Situado naquele ponto estratégico da narração de
Marcos, Bartimeu é apresentado como modelo. Ele não é cego de nascença, mas
perdeu a vista: é o homem que perdeu a luz e está ciente disso, mas não perdeu
a esperança, sabe agarrar a possibilidade deste encontro com Jesus e confia-se
a Ele para ser curado. Na realidade, ouvindo dizer que o Mestre passa pela sua
estrada, grita: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» (Mc
10, 47), e repete-o vigorosamente (v. 48) E quando Jesus o chama e lhe pergunta
que quer d’Ele, responde: «Mestre, que eu veja!» (v. 51). Bartimeu representa o
homem que reconhece o seu mal, e grita ao Senhor com a confiança de ser curado.
A sua imploração, simples e sincera, é exemplar, tendo entrado na tradição da
oração cristã da mesma forma que a súplica do publicano no templo: «Ó Deus, tem
piedade de mim, que sou pecador» (Lc 18, 13). No encontro com Cristo,
vivido com fé, Bartimeu readquire a luz que havia perdido e, com ela, a
plenitude da sua própria dignidade: põe-se de pé e retoma o caminho, que desde
então tem um guia, Jesus, e uma estrada, a mesma que Jesus percorre. O
evangelista não nos diz mais nada de Bartimeu, mas nele mostra-nos quem é o
discípulo: aquele que, com a luz da fé, segue Jesus «pelo caminho» (v. 52).
Num dos seus escritos, Santo Agostinho observa um
particular acerca da figura de Bartimeu, que pode ser interessante e
significativo também hoje para nós. O santo Bispo de Hipona reflecte sobre o
facto de Marcos referir, neste caso, não só o nome da pessoa que é curada, mas
também de seu pai, e chega à conclusão de que «Bartimeu, filho de Timeu, era um
personagem decaído duma situação de grande prosperidade, e a sua condição de
miséria devia ser universalmente conhecida e de domínio público, enquanto não
era apenas cego, mas um mendigo que estava sentado na berma da estrada. Por
esta razão, Marcos não o quis recordar só a ele, porque o facto de ter recuperado
a vista conferiu ao milagre tão grande ressonância como grande era a fama da
desventura que atingira o cego» (O consenso dos evangelistas, 2, 65,
125: PL 34, 1138) . Assim escreve Santo Agostinho!
Esta interpretação de Bartimeu como pessoa decaída
duma condição de «grande prosperidade» é sugestiva, convidando-nos a reflectir
sobre o facto que há riquezas preciosas na nossa vida que podemos perder e que
não são materiais. Nesta perspectiva, Bartimeu poderia representar aqueles que
vivem em regiões de antiga evangelização, onde a luz da fé se debilitou, e se
afastaram de Deus, deixando de O considerarem relevante na própria vida: são
pessoas que deste modo perderam uma grande riqueza, «decaíram» duma alta
dignidade – não económica ou de poder terreno, mas a dignidade cristã –,
perderam a orientação segura e firme da vida e tornaram-se, muitas vezes
inconscientemente, mendigos do sentido da existência. São as inúmeras pessoas
que precisam de uma nova evangelização, isto é, de um novo encontro com Jesus,
o Cristo, o Filho de Deus (cf. Mc 1, 1), que pode voltar a abrir os seus
olhos e ensinar-lhes a estrada. É significativo que, no momento em que
concluímos a Assembleia sinodal sobre a Nova Evangelização, a Liturgia nos
proponha o Evangelho de Bartimeu. Esta Palavra de Deus tem algo a dizer de modo
particular a nós que nestes dias nos debruçamos sobre a urgência de anunciar
novamente Cristo onde a luz da fé se debilitou, onde o fogo de Deus, à
semelhança dum fogo em brasas, pede para ser reavivado a fim de se tornar chama
viva que dá luz e calor a toda a casa.
A nova evangelização diz respeito a toda a vida da
Igreja. Refere-se, em primeiro lugar, à pastoral ordinária que deve ser mais
animada pelo fogo do Espírito a fim de incendiar os corações dos fiéis que
frequentam regularmente a comunidade reunindo-se no dia do Senhor para se
alimentarem da sua Palavra e do Pão de vida eterna. Aqui gostaria de sublinhar
três linhas pastorais que emergiram do Sínodo. A primeira diz respeito aos Sacramentos
da iniciação cristã. Foi reafirmada a necessidade de acompanhar, com uma
catequese adequada, a preparação para o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia;
e reiterou-se também a importância da Penitência, sacramento da misericórdia de
Deus. É através deste itinerário sacramental que passa o chamamento do Senhor à
santidade, que é dirigido a todos os cristãos. Na realidade, várias vezes se
repetiu que os verdadeiros protagonistas da nova evangelização são os santos:
eles falam, com o exemplo da vida e as obras da caridade, uma linguagem
compreensível a todos.
Em segundo lugar, a nova evangelização está
essencialmente ligada à missão ad gentes. A Igreja tem o dever de
evangelizar, de anunciar a mensagem da salvação aos homens que ainda não
conhecem Jesus Cristo. No decurso das próprias reflexões sinodais, foi
sublinhado que há muitos ambientes em África, na Ásia e na Oceânia, onde os
habitantes aguardam com viva expectativa – às vezes sem estar plenamente
conscientes disso – o primeiro anúncio do Evangelho. Por isso, é preciso pedir ao
Espírito Santo que suscite na Igreja um renovado dinamismo missionário, cujos
protagonistas sejam, de modo especial, os agentes pastorais e os fiéis leigos.
A globalização provocou um notável deslocamento de populações, pelo que se
impõe a necessidade do primeiro anúncio também nos países de antiga
evangelização. Todos os homens têm o direito de conhecer Jesus Cristo e o seu
Evangelho; e a isso corresponde o dever dos cristãos – de todos os cristãos:
sacerdotes, religiosos e leigos – de anunciarem a Boa Nova.
Um terceiro aspecto diz respeito às pessoas
baptizadas que, porém, não vivem as exigências do Baptismo. Durante os
trabalhos sinodais, foi posto em evidência que estas pessoas se encontram em
todos os continentes, especialmente nos países mais secularizados. A Igreja
dedica-lhes uma atenção especial, para que encontrem de novo Jesus Cristo,
redescubram a alegria da fé e voltem à prática religiosa na comunidade dos
fiéis. Para além dos métodos tradicionais de pastoral, sempre válidos, a Igreja
procura lançar mão de novos métodos, valendo-se também de novas linguagens,
apropriadas às diversas culturas do mundo, para implementar um diálogo de
simpatia e amizade que se fundamenta em Deus que é Amor. Em várias partes do
mundo, a Igreja já encetou este caminho de criatividade pastoral para se
aproximar das pessoas afastadas ou à procura do sentido da vida, da felicidade
e, em última instância, de Deus. Recordamos algumas missões urbanas
importantes, o «Átrio dos Gentios», a missão continental, etc.. Não há dúvida
que o Senhor, Bom Pastor, abençoará abundantemente estes esforços que nascem do
zelo pela sua Pessoa e pelo seu Evangelho.
Queridos irmãos e irmãs, Bartimeu, uma vez obtida
novamente a vista graças a Jesus, juntou-se à multidão dos discípulos, entre os
quais havia seguramente outros que, como ele, foram curados pelo Mestre. Assim
são os novos evangelizadores: pessoas que fizeram a experiência de ser curadas
por Deus, através de Jesus Cristo. Eles têm como característica a alegria do
coração, que diz com o Salmista: «O Senhor fez por nós grandes coisas; por
isso, exultamos de alegria» (Sal 126/125, 3). Com jubilosa gratidão,
hoje também nós nos dirigimos ao Senhor Jesus, Redemptor hominis e Lumen
gentium, fazendo nossa uma oração de São Clemente de Alexandria: «Até agora
errei na esperança de encontrar Deus, mas porque Vós me iluminais, ó Senhor,
encontro Deus por meio de Vós, e de Vós recebo o Pai, torno-me herdeiro
convosco, porque não Vos envergonhastes de me ter por irmão. Cancelemos,
portanto, cancelemos o esquecimento da verdade, a ignorância; e, removendo as
trevas que nos impedem de ver como a névoa nos olhos, contemplemos o verdadeiro
Deus...; já que, sobre nós sepultados nas trevas e prisioneiros da sombra da
morte, brilhou uma luz do céu [luz] mais pura que o sol, mais doce que a vida
nesta terra » (Protrettico, 113, 2–114, 1). Amen.
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