segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Somos um país sujo

Creio que nós brasileiros, antes de sermos cordiais, apolitizados e os cambaus, somos um  país onde a sujeira domina em todos os sentidos.
Sujeira nas ruas - tenho visto e me decepcionado como meus concidadãos. Por onde se vá se vê garrafas pet, papéis, sacos de plástico e outras porcarias nas ruas. É isso mesmo que entope os bueiros, que causa inundações localizadas, que causa a dengue em tempos de chuva. Além de fornecer matéria orgânica para a proliferação de ratos, baratas e outras espécies animais que transmitem doenças para todos os humanos. Mas a gente insiste em não perceber que isso tem uma relação de causa e efeito e deixa tudo para ser culpa do "governo" (com significação genérica e sem definição mesmo). Sem lembrar que eu e você que deixamos o lixo fora do seu lugar próprio que é a lixeira. E que esse mesmo lixo no lugar é que faz a beleza de paisagens no exterior que gostamos tanto de visitar.
Sujeira na educação - nossos professores passam grande parte do tempo pedindo silêncio e tentando colocar a disciplina no lugar, em vez de dar aulas. Com esse tanto de sujeira entupindo o tempo das aulas, não é à toa que nossos alunos não aprendem e tiram notas baixas, ou são semianalfabetos com diploma acadêmico.
Sujeira no silêncio - nossas cidades são um barulho imenso, coisa que não tenho testemunhado quando saio do país. Assim, não se consegue dormir, pensar ou ser produtivo. Com tanta sujeira sonora, não dá pra pensar e raciocinar direito. É barulho de motos, carros de som, música alta dos vizinhos, televisões ligadas em último volume. Parece que a maior parte dos brasileiros são surdos. Sem contar que isso ajuda a que você não preste atenção no que o outro diz, causando muitos desentendimentos familiares, amorosos e profissionais que poderiam ser evitados.
Sujeira nas relações comerciais e políticas - a corrupção é a sujeira das relações que deveriam ser limpas, pensando no bem comum. Em vez disso, temos propinas que ajudam a pensar nos interesses de grupos e de lucros setoriais. Estamos passando o Brasil a limpo, estamos mesmo? Espero que sim, mas as notícias de que empresários e políticos continuavam dando e recebendo propinas mesmo em meio às investigações da Polícia Federal não me animam muito. Precisamos de muitas cadeias e de muitos acordos de delação premiada mais. Parece que esses ainda não limparam toda a sujeira, só deram uma retirada do mais grosso...
Reciclar é a ordem geral certo? Não. Antes de reciclar precisamos DIMINUIR O LIXO PRODUZIDO. Também nas nossas relações precisamos diminuir o lixo produzido e ser mais honestos e limpos, intelectualmente, acusticamente, politica - comercial e empresariamente, e até ecologicamente.
Passar a limpo nossa sociedade brasileira é necessário, mas precisamos parar de produzir tanto lixo. É mais barato e mais inteligente.

Nenhum comentário: