quarta-feira, 3 de abril de 2013

Encontrei esse artigo na página do LeSoleil, um jornal (um pouco anti-clerical) daqui e resolvi publicar. O texto é feito pela ex-namorada do atual monge.

http://www.lapresse.ca/le-soleil/opinions/chroniqueurs/201304/02/01-4636934-mon-ex-entre-chez-les-moines.php


Mylène Moisan (Québec)
Ele queria casar, ter filhos. Peguei-o pelas pernas. Ele queria se envolver, eu não. Eu percebo agora que eu não teria sido à altura dele. Patrick Blanchet fez-se monge.



Passamos quase cinco anos juntos no final dos anos 90. Bons anos. Nós nunca fui à igreja, nunca falou sobre Deus. Sinos domingo para a missa às 11 horas, foram nosso despertador. Patrick estudou história na faculdade, eu, um pouco de tudo. Eu queria uma bandeja, ele queria entender de onde viemos, especialmente porque. Eu sabia onde eu queria ir, não ele.

Início de 2000, ele foi contratado pelo Departamento de Recursos Naturais para a história de incêndios florestais. Tornou-se a referência na área, em Quebec, publicou um livro, fundada em 2007, a Sociedade Histórica de Quebec floresta, que eu era um membro fundador. Ele trabalhou duro, valeu a pena. Ele era gerente geral, nunca deixou projetos. O dinheiro finalmente retornou.

Foi em Quebec, na semana passada para sua última reunião. Era a sua "última aparição pública", como ele disse em tom de brincadeira. Noite de quinta, ele voltou a Charlevoix, o Mosteiro da Cruz Gloriosa, onde o esperado dez irmãos mais jovens. Eles chamam como que irmãos, pequenos. O mais novo está na casa dos quarenta anos, o mais velho tinha 65 anos. Patrick tem 39.

Ele tinha motton, Patrick, quando todos nós lunché segunda-feira. Ele pediu um steak tartare, mal foi tocado. Ele perdeu o hábito de comer grandes refeições, tem sido cinco meses em que viveu no mosteiro. Ele foi para tentar a vida de um monge. Até 5h, 21h mentindo oração cinco vezes por dia, pelo menos, meia hora de adoração. Com isso, ele continuou a gerir a história da empresa.

Ele manteve contato com a empresa em tudo.

Em maio, ele cortou contato. Um novo CEO vai tomar seu lugar. Patrick vai dar-lhe o seu telefone celular, seu computador. Ele não vai resolver em Quebec. "Socialmente, é uma espécie de sacrifício." Ele nunca fez coisas como as outras pessoas, mas, desta vez, ele supera a si mesmo. "Eu nunca fui marginal."

Nunca foi tão feliz.

A primeira vez que ele colocou o pé no mosteiro, que foi em 2010. A sociedade histórica estava viajando em alta velocidade, Patrick era a língua para baixo. Um tio contou-lhe sobre o lugar, onde todos podem ir de alguns dias para recuperar o fôlego. Ele ficou 36 horas. "Eu fui lá porque parecia que a comida era melhor do que em qualquer outro lugar!" Patrick é um epicurista.

"A primeira vez eu achei muito tempo. Dormi quase todo o caminho, eu só fui a um escritório. Eu nunca pensei viver esta vida, era muito impossível. Eu vivia na ação. E eu tinha um ódio da igreja, com raiva. "Ele encontrou seu irmão John Cannon, com quem teve uma longa conversa. Ele fez um sacramento do perdão com ele, fez a paz. "Foi mais difícil do que qualquer coisa que eu tinha experimentado antes."

Eu lhe disse que eu não tinha peso.

Patrick retornou ao mosteiro várias vezes depois disso. Ele ficou cinco meses de novembro de 2011 a maio de 2012. "Eu não me tornei um monge, mas uma pessoa melhor, para melhor gerir o meu negócio." Mas, aparentemente, Deus não ouve assim. "Houve uma série de sincronicidades, sinais. Era como um diálogo, foi demais. "Eu perguntei a ele para obter mais detalhes. "Vamos dizer que eu morava lá experiências que eu nunca vou negar a presença de Deus. Eu preciso de algo extremo para me converter, eu tenho deles. "

Entre ser convertido e tornar-se monge, não é um mundo. Um mundo com uma dúzia de cavalheiros vestido de noite, que passam os dias em oração. Tem um cara de Maurício, que fala seis idiomas, incluindo hebraico e sânscrito. Ele era um hindu de casta superior, trabalhou como tradutor, em Ottawa. Há um sargento do exército de idade, um advogado, um cara que deixou o negócio um músico.

Na noite de domingo, eles se iludem juntos.

"Racionalmente, é impossível amar esta vida. Você tem que viver na humildade, que não era comigo. Estou inclinado, ajudado por uma força. Irmãos, eu os amo. Não é minha amante, ou meus amigos. Eu não escolhi. Estas são as pessoas com quem eu nunca tinha realizado. Estamos unidos pela espiritualidade. É uma vida de hippie que funciona, porque não é que nós escolhemos. "

Os monges também evoluir em seu próprio caminho. A irmãos pouco tem uma página no Facebook, Patrick também irá dela. Ele estava constantemente sobre ele, ele vai na ocasião. Alguns argumentam que esta é uma brecha no claustro. Os caras têm uma semana de férias por ano, que podem fazer o que querem.

Patrick se lembra de sua primeira visita. "Eu estava sentado em uma cadeira, eu assisti os monges e eu pensei que eles devem ter perdido sua vida. Às vezes eu voltar na cadeira ... "Ele lembra do medo que tinha de deixar tudo, lembra-o que as pessoas pensam dele hoje.

"Estou marginalizados no sentido estatístico, porque a igreja é marginalizado. Mas quando eu falar com uma pessoa, o coração aberto, eu recebo revelações incríveis. "O seu grupo está em oração, não no evangelismo. "As pessoas vêm para uma energia que emana de nós."

Um pouco de coragem também. "Ao se tornar um monge, torna-se um símbolo da perda de biodiversidade, como belugas. Eu sou uma espécie em extinção, o único homem enclausurado em 40 no Leste Québec. "Por este verão, Patrick se tornou um novato, será o vestido terá um novo nome. Ele optou por não exercer o seu direito de escolha.

E preocupar-me a ver abandonar essa liberdade que era tão querida. "A liberdade não é livre arbítrio. Eu dou o livre arbítrio, mas eu nunca estive tão livre. Deve haver uma liberdade de dizer sim a esta vida. "

Amen.

Nenhum comentário: