terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Industria cinematográfica x cristianismo


Vcs já perceberam como hj a industria cinematografica está formando a consciencia moral das pessoas através de entretenimento sem nenhuma base cristã? Não sou contra filmes, mas basta assistir Homem Aranha, Harry Potter, Senhor dos Anéis com algum senso crítico (saindo do puro entretenimento) e se perceberá que a Industria Cultural está formando as bases morais e ética das pessoas sem nenhuma referencia a Deus ou a valores cristãos explícítos.
Não sou daqueles que atribuem isto a uma suposta conspiração (seja ela formada por quem quer que seja)... Acho que os cristãos (católicos e protestantes) não estão sendo competentes para criar mitologia que fale a esta sociedade. A Idade Média - acusada de tantas bobagens - era suficiente competente para criar mitologia que influenciasse a sua época. Basta ler os livros sobre a origem dos demônios, as biografias dos santos e a "Lenda Aurea". Eram livros de mitologia religiosa e inflenciavam o comportamento dos cristãos. Agora nossos escritores cristãos nao tem nenhuma empolgação para escrever nada que tenha um pano de fundo cristão ou que mostre como os evangelhos podem influenciar vital e positivamente uma vida.
Escrevo isto aqui porque acho que se nao pensarmos a respeito disto estaremos perdendo uma oportunidade de libertar nossas idéias das garras de uma industria cultural capitalista e geradora de cultura de morte. Conheço vários teólogos da libertação que também estudam o cinema e sua implicação teológica.
Em pastoral, é admitido que se houver uma falta de ligação entre a Igreja e duas gerações, o trabalho evangelizador deve ser totalmente refeito, porque a sociedade em questão estará totalmente descristianizada. Assim, teremos aberto as portas para a idolatria reinar na sociedade, gerando mais morte e mais opressao.
Gostaria de saber da opinião de vcs.

Nenhum comentário: